.

.

domingo, 13 de outubro de 2013

O NOME DE DEUS É JÁ?
(Sl. 68:4)

Em muitos cultos de libertação e conferências proféticas, ouvimos pregações neste tema, e sempre os conferencistas afirmam que o nome de Deus é JÁ, no sentido de que Deus vai agir de imediato, em qualquer situação. Para isto, basta o crente determinar que a intervenção de Deus aconteça de forma instantânea e urgente; (exemplo, “culto do milagre urgente”), a pessoa determina e terá o que quiser, dizem alguns conferencistas.

No entanto, esta afirmação teologicamente, entende-se ser equivocada. Reconhecemos a perfeição de Deus em toda sua obra e criação. Aceitamos e cremos que a Bíblia NÃO TEM contradições em seu conteúdo, e que a Bíblia é a infalível e inerrante palavra de Deus.

Mas, que algumas versões dentre às várias existentes e publicadas no business evangélico da atualidade, se um tradutor menos cauteloso, usar uma aplicação da palavra original para nosso idioma português, pode fazer afirmações equivocadas.

Desta forma, algumas versões mais antigas da Bíblia, a versão de Almeida Revista e Corrigida 1981, no Salmo 68 versículo 4, aparece o nome de Deus como JÁ, onde propomos a análise a seguir:

“CANTAI A DEUS, CANTAI LOUVORES AO SEU NOME; LOUVAI AQUELE QUE VAI SOBRE OS CÉUS, POIS O SEU NOME É JÁ; E EXULTAI DIANTE DELE” (Salmo 68:4).

A tradução correta da palavra JÁ seria JAH, por ser uma abreviação JAHWEH (Yahweh), em português Javé ou Jeová, que é o nome pessoal de Deus, derivado do tetragrama hebraico YHWH (no hebraico, não contava as vogais).

Algumas traduções recentes corrigiu este equívoco, pois as edições mais recentes da Bíblia, já traduzem a palavra JÁ por Senhor ou Jeová.

Nessa esteira, há uma grande responsabilidade para quem prega a palavra de Deus, pois tais equívocos pode criar uma falsa expectativas nos incautos e gerar enorme confusão (I Co 14:33).

Embora isto não diminua o poder do nosso Deus agir, seja JÁ ou não, pois Ele sabe o momento de agir em nossas vidas na vontade Dele (I Jo 5:14) e não na determinação humana.

Lembre-se que Ele é Criador e você é criatura Dele, e em Cristo Jesus passamos a ser chamados de filhos de Deus (Jo 1:11-12).

ALBERTO VIDAL É PASTOR DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CIDADE TIRADENTES – SP - ADCIT. (SETEMBRO/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário